+55 (46) 2601-0900
CONCEN - Uma nova indústria de lácteos para Francisco Beltrão

O município de Francisco Beltrão deve ganhar em dezembro deste ano mais uma grande indústria de alimentos para a sua consolidação como polo estadual na área de alimentos. Em Beltrão já funcionam frigoríficos de frangos e suínos, laticínios, indústrias de doces e conservas e panificação e muitas pequenas indústrias de alimentos.

A família do Grupo Siente mantém em Marechal Cândido Rondon (PR) a indústria Concen, que produz manteigas. Agora, o Grupo Siente está construindo uma nova unidade industrial da Concen em Beltrão. Os proprietários compraram um imóvel de 135 mil metros², localizado próximo da cidade e iniciaram as obras de uma unidade que terá o total de 5.300 mil metros² de área construída sendo 3.200 metros² de bloco industrial e 2.100 metros² de áreas com os periféricos, administrativa, almoxarifado, sala de caldeiras, sala de motoristas, refeitório, entre outros.

Welison Silva, um dos diretores do Grupo Siente, observa que mesmo com a grande quantidade de chuvas que têm caído no município em 2019 – em 120 dias do primeiro quadrimestre choveu 47, dias, conforme dados do Iapar –, “acreditamos que vamos entrar em funcionamento dentro da data prevista”. Do anúncio dos investimentos ao início das operações, até dezembro de 2019, serão nove meses. Foram contratados serviços de empresas de grande porte do município e da região Sul, o que permite a composição de um cronograma rápido das obras. “Várias etapas da obra andam em paralelo”, explica Welison.

Previsão de investimentos

O investimento na implantação desta indústria deve passar de R$ 30 milhões. Na primeira etapa de funcionamento da empresa devem ser contratados 70 colaboradores. Na segunda fase de 30 a 50 colaboradores serão incorporados pela empresa. A licença prévia ambiental já foi aprovada pelos órgãos ambientais e a tramitação do pedido de outras licenças (entre elas a do SIF/POA) segue o cronograma previsto pelo grupo.

Parceria com o poder público

O projeto desta indústria para Francisco Beltrão contempla uma unidade com três módulos, com foco no processamento de produtos que demandam matéria gorda de leite. Há pelo menos dois anos o grupo vinha discutindo o investimento em uma nova unidade industrial. Pelo menos três prefeituras estavam na disputa pela nova fábrica. Welison destaca que “as pessoas que estão à frente da gestão da Prefeitura de Beltrão foram fundamentais na nossa ida para Francisco Beltrão, a Prefeitura está fazendo a terraplenagem da área e vai fazer o asfalto da rodovia (PR 566) até o acesso da Concen”.

O que é o projeto

A matéria-prima que a nova indústria passará a receber, quando entrar em atividade, é matéria gorda gerada pelo desnate do leite ou do soro de leite, decorrente da produção de queijos, principalmente a muçarela, que é fabricado pelos laticínios da região Sudoeste e de outros Estados. A indústria aproveita um nicho de mercado de um subproduto do leite que tempos atrás não era aproveitado por várias queijarias. Ganham os laticínios, que passam a contar com uma indústria diferenciada, o grupo investidor que terá mais uma unidade com maior escala de produção, os governos – mais arrecadação de impostos –, as indústrias que aproveitam subprodutos de leite, os consumidores e o mercado de trabalho com novas vagas.

Na unidade industrial em Beltrão a Concen passará a fabricar manteiga extra (com e sem sal), manteiga comum (com em sem sal), creme de leite com alto teor de gordura (ATG), creme de soro de leite com alto teor de gordura (ATGS), creme de leite com 40% a granel, creme de soro de leite com 40% a granel. Estes produtos já são fabricados em uma unidade do grupo empresarial na região Oeste do Paraná. Welison salienta uma particularidade da nova unidade do grupo: “Teremos uma capacidade de receber e processar 1.500 toneladas, quatro vezes mais manteiga e ATG do que é feito atualmente em Marechal Cândido Rondon”.

Estes produtos elaborados pela Concen atendem indústrias de alimentos que atuam numa outra ponta do setor industrial alimentício. Serão atendidas indústrias de requeijão, de panetones, panificação, pão de queijo, queijos processados, manteigas fracionadas, sorvetes, entre outros produtos.

Por Flávio Pedron | 02/09/2019 - 09:25